] Como identificar intolerância a lactose | Promed Macapá



Como identificar intolerância a lactose

Compartilhe:


A intolerância à lactose é a incapacidade do organismo de digerir o açúcar presente no leite, a lactose, causando sintomas como cólica, gases e diarreia, que surgem momentos após a ingestão deste alimento. Para confirmar a presença de intolerância à lactose, o diagnóstico pode ser feito através de exame de fezes, exame de sangue, teste respiratório ou biópsia do intestino.


Os sintomas próprios da intolerância à lactose podem se manisfestar com mais ou menos intensidade de acordo com o grau da incapacidade da produção da lactase, enzima que digere o leite de vaca, podem ser:
- Cólica - dor abdominal;
- Gases intestinais;
- Diarreia ácida.


Estes sintomas geralmente aparecem momentos após a ingestão de leite de vaca, derivados do leite ou produtos que sejam preparados com leite. por isso se você apresenta estes sintomas, experimente fazer o teste de exclusão alimentar durante 7 dias para ver se os sintomas desaparecem.


Para ter certeza que é intolerância à lactose, além de fazer o teste de exclusão alimentar, vá a uma consulta com o gastroenterologista. O especialista passará os exames necessários para confirmar ou não a suspeita.


Compartilhe: