] O que é cistite? | Promed Macapá



O que é cistite?

Compartilhe:


Cistite é o termo para descrever uma inflamação na bexiga. Muitas vezes a cistite confundida com uma infecção urinária, no entanto ela não é sinônimo de infecção urinária.


Podemos afirmar que por razões anatômicas (canal mais curto), geralmente as infecções da bexiga são mais frequentes nas mulheres, particularmente quando sexualmente ativas e após a menopausa. Algumas mulheres podem apresentar vários episódios em curto espaço de tempo sendo chamadas de "cistite de repetição".


A causa da cistite pode variar, as principais são bacteriana, Infecções urinárias hospitalares ou não infecciosa.


O risco de cistite aumenta em pessoas que bebem pouca água, urinam raramente (prendem a urina por mais de duas horas), são sexualmente ativas (e não usam preservativos), usam diafragma para controle de natalidade, estão grávidas (pois a gravidez muda o corpo da mulher), sofrem obstruções ao fluxo de urina, como aquelas que têm cálculo renal, estreitamento da uretra ou próstata aumentada, possuem sistema imunológico baixo (imunodeprimidos e diabéticos), fazem uso prolongado de cateteres no trato urinário.


Os sintomas da cistite geralmente incluem:
-Um desejo forte e persistente de urinar
-Sensação de queimação (ardência) ao urinar
-Urinar em pequenas quantidades e frequentemente
-Sangue na urina (hematúria)
-Urina turva ou com cheiro forte
-Desconforto na região pélvica
-Sensação de pressão no abdômen inferior
-Febre baixa, inferior a 38 ºC (mais do que isso pode significar uma pielonefrite, situação grave em que as bactérias atingiram os rins)


Caso você sinta alguns desses sintomas é ideal conversar com um urologista, ginecologista ou um clínico geral para o correto diagnóstico do problema.


Compartilhe: