] Como prevenir câncer? | Promed Macapá



Como prevenir câncer?

Compartilhe:


Câncer é uma doença potencialmente grave e infelizmente muito frequente. Para se ter uma ideia, em 2016 aproximadamente 200 milhões de pessoas no mundo eram portadoras de tumores malignos. Portanto, é essencial adotar medidas para prevenir câncer.

Das estratégias a serem empregadas para prevenir câncer estão:

- Atividade física regular e vigorosa, sempre adequada às condições de saúde e faixa etária;

- Impedir que o estilo de vida ou o contato com substâncias tóxicas possam vir a iniciar um câncer;

- Imunização ou isolamento contra os vírus causadores de câncer;

- Fazer uso de protetores solares, alimentos protetores (frutas, legumes e verduras frescas) e eventualmente medicações;

- Aconselhamento genético em casos de reconhecido histórico familiar de câncer;

- Realizar consultas e exames anuais a médicos das principais especialidades;

- Havendo o câncer, buscar tratamento precoce para aumentar a probabilidade de cura.

Um exemplo de muitos dos fatores acima citados é o caso do câncer do colo uterino, doença frequentemente provocada pelo vírus HPV. A higiene íntima, proteção durante o ato sexual e vacinação contra o HPV reduzem significantemente os riscos de desenvolvimento. Contudo, mesmo que a doença tenha se iniciado e evoluído, a realização de exames vaginais frequentes permite um diagnóstico suficientemente precoce a ponto de se obter sucesso terapêutico completo, usando as armas tradicionais de cirurgia, radioterapia e quimioterapia.

Dentro do que a medicina reconhece hoje, a prevenção do câncer inclui todos os passos que citamos acima, isto é, evitar o câncer propriamente dito (assim chamada prevenção primária) ou diagnosticá-lo em momento precoce antes que as consequências de sua evolução sejam irreversíveis (prevenção secundária).
Uma atitude saudável deverá incluir uma discussão com seu médico, nutricionista e educador físico sobre o estilo de vida mais saudável, alimentação mais adequada e atividade física mais recomendável para você.


Compartilhe: