] Chikungunya e Dengue: Quais as diferenças e como se prevenir das doenças | Promed Macapá



Chikungunya e Dengue: Quais as diferenças e como se prevenir das doenças

Compartilhe:


O mosquito Aedes aegypti, conhecido como o causador da dengue, pode transmitir também uma nova doença que, de acordo com dados do Ministério da Saúde, já afetou 1.106 brasileiros: a febre chikungunya. Seus sintomas são similares aos da dengue, o que faz com que muita gente confunda as doenças.

Sintomas da febre chikungunya

 Quadro clínico inicial, com febre e dores de cabeça, é idêntico. A diferença entre dengue e chikungunya é, basicamente, o tipo de dores no corpo. Na dengue, o paciente tem mais dores musculares e na chikungunya, dores articulares, que, inclusive, podem se prolongar por semanas nos casos mais complicados.

 

Exames para diagnosticar chikungunya

Por causa dessas diferenças, alguns exames clínicos e laboratoriais - ambos feitos por meio de coleta de sangue sem necessidade de preparo prévio ou jejum - são necessários para que haja um diagnóstico correto.

o caso do PCR, exame feito por biologia molecular que indica a presença do vírus CHIKV, que diagnostica o paciente como portador do vírus causador da febre chikungunyaa, a recomendação do médico é que a coleta seja feita nos primeiros dias após o início dos sintomas, pois a positividade desse exame cai depois da primeira semana de doença. É muito importante que o paciente faça uma consulta com um especialista se aparecer algum dos sintomas. Quanto antes a doença for descoberta, menores as complicações e maiores são as chances de o tratamento ser bem-sucedido.

Já para realizar a sorologia, que confirma a presença de anticorpos contra o vírus, a recomendação é de que o paciente espere pelo menos até o quinto dia de sintomas.

 

Como se prevenir da dengue e chikungunya

As formas de prevenção das duas doenças também são as mesmas e a principal delas é o combate ao mosquito. Evite o acúmulo de água parada. Para isso, encha os pratinhos de plantas com areia, mantenha lixeiras, vasos sanitários e caixas-d’água fechados, recolha os entulhos do quintal e mantenha as piscinas cobertas", orienta.

 


Compartilhe: