Pediatria

Algumas alterações nas crianças recém- nascidas só são detectáveis através dos testes de triagem neonatal. Através desses testes dezenas de alterações congênitas podem ser detectadas. Estes testes devem ser procedidos nos primeiros dias ou semanas de vida, correspondem a dezenas de exames que são identificados como os testes do pezinho, da orelhinha e do olhinho.

TESTE DO PEZINHO

O teste do pezinho é um conjunto de exames para detectar alterações metabólicas, genéticas e infecciosas causadoras de doenças que podem comprometer de forma definitiva a saúde e a vida do bebê. Deve ser feito a partir do terceiro dia de vida, preferencialmente junto com os testes do olhinho e da orelhinha. Perdas auditivas ocorrem em três de cada um mil recém-nascidos e algumas crianças que nascem normais desenvolvem deficiência auditiva nos primeiros anos de vida, por isso o teste da orelhinha deve ser procedido logo. O exame é feito durante o sono sem nenhum

TESTE DA ORELHINHA

Perdas auditivas ocorrem em três de cada um mil recém-nascidos e algumas crianças que nascem normais desenvolvem deficiência auditiva nos primeiros anos de vida, por isso o teste da orelhinha deve ser procedido logo. O exame é feito durante o sono sem nenhum desconforto, durando cerca de dez minutos.

TESTE DO OLHINHO

Exame mais abrangente e minucioso é a consulta oftamológica do bebê que, além do exame do reflexo vermelho, inclui um amplo exame oftalmológico especializado e o mapeamento de retina para os bebês prematuros ou com história de infecções congênitas. O teste do olhinho é um procedimento não invasivo, com duração de cerca de dez minutos.

TESTE DO CORAÇÃOZINHO

O teste do coraçãozinho é um exame simples, indolor e rápido. É importante para o diagnóstico precoce de cardiopatias congênitas críticas, que muitas vezes são doenças graves, constituindo-se risco de vida para o bebê. O teste deve ser realizado nos primeiros dias de vida do recém-nascido.

TESTE DA LINGUINHA

A anquiloglossia, conhecida como língua presa, constitui-se encurtamento ou inserção anteriorizada do freio lingual, alteração que limita funções como sugar, mastigar, engolir e falar. O Teste da Linguinha é rápido e indolor constituindo-se de inspeção visual e manual do freio da língua por médico habilitado.

TESTE PARA IMUNODEFICIÊNCIAS

As imunodeficiências são um grupo de doenças que afetam o desenvolvimento e/ou a função do sistema imunológico, o sistema de defesa do organismo, sendo quase todas de origem genética. A maioria das crianças nasce com imunidade, que embora ainda imatura é suficientemente funcional para defendê-las de agressões dos agentes infecciosos do meio ambiente. Mas algumas crianças não têm a mesma sorte. O teste para Imunodeficiência identifica recém-nascidos para que possam ser avaliados e tratados a tempo.

AGENDE SUA CONSULTA